Prevenção ao câncer: Mutirão de coleta de Papanicolau será realizado em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Ação especial visa reforçar a importância da prevenção e agilizar o diagnóstico através de parceria com o Hospital de Amor de Barretos.

Em uma iniciativa voltada para a saúde da mulher, a cidade de Taquaritinga promoverá um Mutirão de Coleta de Papanicolau nesta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, das 16h às 20h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Névio Ozzetti, localizada no Jardim Martinelli.

A ação faz parte da parceria entre Taquaritinga e o renomado Hospital de Amor (HA) de Barretos, no âmbito do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino. A colaboração entre a cidade e o hospital busca intensificar as medidas de prevenção e tratamento das doenças que afetam a saúde feminina, com foco especial no câncer do colo do útero.

O Mutirão de Papanicolau proporcionará atendimento em horário estendido, visando facilitar o acesso das mulheres ao exame preventivo. Vale ressaltar que a coleta realizada durante o evento será encaminhada diretamente para avaliação no Hospital de Amor, garantindo a confiabilidade e agilidade nos resultados.

A campanha de prevenção ao câncer do colo do útero e câncer de mama reforça a importância da prevenção e detecção precoce dessas doenças. Além do Mutirão de Papanicolau, a população feminina é incentivada a buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para agendar seus exames.

Para participar do Mutirão, as mulheres devem apresentar o Cartão do SUS, RG e CPF. Além disso, algumas orientações são fundamentais para garantir a eficácia do exame, como não ter relação sexual nos dois dias que antecedem o procedimento, não estar fazendo uso de medicação vaginal, evitar duchas vaginais e não estar menstruada.

A campanha reforça o lema “Juntos Nessa Ação – PREVINA-SE”, destacando a importância da conscientização e da participação ativa das mulheres na promoção da sua própria saúde. A prevenção é a chave para a manutenção do bem-estar feminino, e iniciativas como essa contribuem significativamente para a saúde coletiva da comunidade.

Compartilhe esta notícia: